Andre Lazaroni

sábado, fevereiro 27, 2010


Tragédia anunciada que se repete! Coisa grave! Nova mortandade de peixes, ontem (26/2), na Lagoa Rodrigo de Freitas. Até o final da tarde, equipes da Comlurb haviam retirado, das águas da Lagoa, quase 13 toneladas de peixes mortos! Informações de técnicos do Inea indicaram, inicialmente, que uma alga nanoplanctônica pode ter causado a mortandade. Com uma equipe da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, fiz uma vistoria no local. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, descartou que a mortandade tenha qualquer relação com o fato de a comporta do Canal do Jardim Alah ter sido aberta, na quinta-feira passada, devido ao rompimento de uma tubulação e que causou um despejo de esgoto na Praia do Leblon.
Pescadores, por sua vez, disseram que pode ter ocorrido despejo de esgotos clandestinos. Amostras da água foram recolhidas e enviadas para o laboratório do Inea e de instituições científicas parceiras, para que se possa identificar o mais rapidamente e com precisão as causas da mortandade. Entre as toneladas de peixes mortos estavam savelhas, corvinas, tilápias, baranas e bagres. No dia 10, vamos colocar isso em pratos limpos!
Isso mesmo. No dia 10 de março, na Assembleia Legislativa, presidirei Audiência Pública sobre o acidente ambiental. Ao mesmo tempo, analisaremos e debateremos as obras de melhoria na Lagoa, propostas pelo empresário Eike Batista e que a CDMA está acompanhando. Para o encontro serão convidados representantes do Ministério Público, empresa EBX, Comlurb, Cedae, do Conselho Consultivo da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Associação de Moradores do Jardim Botânico.

Rádios, TVs e o Globo Online transmitiram minha declaração, feita ontem, na Lagoa: "este é mais um acidente grave. Temos que analisar como vem sendo tratado o esgoto do Jockey Club Brasileiro, dos hospitais, postos de combustíveis e residências do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. A Audiência Pública terá por objetivo indagar quais as exigências do Inea, a responsabilidade sobre cada uma e qual já foi cumprida ou está em andamento. Também reiterei minha preocupação em evitar que o esgoto caia sem nenhum tipo de tratamento, através do canal da General Garzon, no espelho d'água."

publicado por André Lazaroni em 27.2.10



1 Comments:

  • Um absurdo que certamente será apurado.
    Além dos problemas ambientais claros, existe o problema da morte de animais.
    Um verdadeiro genocídeo de peixes.

    Publicado por Anonymous Fabiano Jacob , em 8:42 AM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger