Andre Lazaroni

quinta-feira, março 18, 2010


Estava escrito: cariocas, fluminenses, capixabas, brasileiros e quem mais ama o Rio de Janeiro foram às ruas em defesa do nosso estado, contra a emenda Ibsen Pinheiro. Ontem à tarde e à noite, milhares e milhares de bandeiras agitadas saudavam a feliz campanha que já entrou para a história da cidade, do estado e do Brasil. Tenho certeza absoluta: “Contra a covardia: em defesa do Rio” venceu os parlamentares do atraso que querem retirar na mão grande os nossos direitos sobre o petróleo extraído daqui. A chuva que não parou foi uma adesão do céu ao nosso protesto.

Em meio à caminhada, às 4 e pouco da tarde, recebemos a notícia do ministro Lobão, das Minas e Energia: se o Senado não brecar a emenda Ibsen, o presidente Lula vai vetá-la. Era uma prova a mais da força da nossa manifestação que assombrou o Brasil. Só o Rio de Janeiro é capaz de uma mobilização política como a de ontem. Cumprimentei gente de todos os lugares: de Campos, Angra, Vitória, Caxias, Santa Maria Madalena e de bairros distantes. Como parlamentar e militante das lutas em defesa do meio ambiente, sinti-me aliviado. Mas é preciso ser realista. Agir mais. Ficar em alerta.

Queremos ver o preto no branco, como lembrou um companheiro de Niterói. Se a emenda não cair, como tenho afirmado, os investimentos em meio ambiente praticamente desaparecerão. Hoje, 70% dos recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), que mantêm projetos e obras, vêm dos royalties do petróleo. Não podem parar o processo de recuperação das lagoas, a despoluição da Baía de Guanabara, da Barra da Tijuca e Jacarepaguá e o programa de recuperação dos rios da Baixada. A luta continua!

publicado por André Lazaroni em 18.3.10



1 Comments:

  • Estávamos juntos lá, no meio do povo.
    E que festa bonita. Como os espíritos se inflamaram na defesa do RJ.
    Bom saber que a cada dia o povo de nosso estado aumenta sua consciência política e social.

    Abraços e estamos juntos!

    Publicado por Anonymous Fabiano Jacob , em 12:12 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger