Andre Lazaroni

segunda-feira, março 08, 2010


Meus respeitos, minha admiração e minha saudade da médica Zilda Arns Neumann, outra mulher que devemos ter como símbolo neste dia internacional dedicado a elas. Ela nos deixou na terça-feira, 12 de janeiro, quando estava em missão humanitária no Haiti, no exato momento em que o país foi assolado por um brutal terremoto. Morreu quando fazia aquilo que mais gostava: coordenar voluntários para ações sociais nos bolsões de pobreza em Porto Príncipe.

Coordenadora da Pastoral da Criança do Brasil e três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz, Zilda Arns foi inspirada a iniciar seu trabalho em 1982, por seu irmão, o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. Dele recebeu a difícil tarefa de promover a redução da mortalidade infantil no país por meio da Igreja Católica.

Antes de viajar para o Haiti, ela definiu sua missão: “Trabalhamos com alfabetização, que é um fator importante na campanha para a paz. Ela começa com a educação das crianças, trabalhando a autoestima das líderes, com reuniões de reflexão na comunidade. Ensinamos as líderes a ouvir as famílias e identificar sinais de violência dentro de casa.”

As sementes plantadas pela doutora Zilda Arns se multiplicaram e servem de modelo para o Haiti e mais países, como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, Filipinas, Paraguai, Peru, Bolívia, Venezuela, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Equador e México.

publicado por André Lazaroni em 8.3.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger