Andre Lazaroni

quinta-feira, março 04, 2010


Alô, Costa do Sol! Isso é pra vocês! Hoje pela manhã, no Centro Cultural Manoel Camargo. Avenida da Liberdade s/nº, em Arraial do Cabo, a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dibap), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), faz consulta pública para discutir com a sociedade a criação do Parque Estadual da Costa do Sol. O parque será a primeira unidade de conservação litorânea do Rio e deverá abranger áreas de preservação permanente, remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados, formações geológicas raras e áreas que já possuem alguma outra forma de proteção legal.

No início da semana, o Inea promoveu, em São Pedro D´Aldeia, reunião com os conselhos gestores das Áreas de Proteção Ambiental. Participaram do encontro representantes das APAs de Massambaba, Sapiatiba e Pau Brasil. Serão juntadas 27 unidades de conservação num único parque. A geobiodiversidade local é destaque para a nova unidade, que prevê estratégias de gestão bastante avançadas, onde a integração entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada serão primordiais para sua efetiva implantação.

A região do Parque Estadual da Costa do Sol tem uma diversidade de ambientes como manguezais, restingas em suas diversas tipologias, lagoas, lagunas, brejos, dunas, cordões arenosos, costões rochosos, florestas e formações geológicas. Por sua posição turística e econômica, a região é objeto de interesses econômicos diversos. Dentre esses se destacam a implantação de condomínios e loteamentos, complexos turístico-hoteleiros, ocupações de baixa renda, principalmente em áreas úmidas, brejos e manguezais, e complexos industriais.

publicado por André Lazaroni em 4.3.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger