Andre Lazaroni

quinta-feira, janeiro 28, 2010


O empresário Oded Grajew, um dos organizadores do Fórum Social Mundial (FSM), que, hoje, realiza sua décima edição na capital e em diversas cidades da região metropolitana de Porto Alegre, mais uma vez falou de uma de suas teses políticas: a necessidade de mudança de consciência individual e a articulação de diferentes organizações da sociedade em favor de “outro mundo possível”. Oded Grajew não é um Dom Quixote que enfrenta moinhos invencíveis. Ele é um importante fabricante brasileiro de brinquedos que saiu de seu galpão de trabalho para defender mudanças fundamentais no nosso comportamento, sob pena de todos nós naufragarmos e fracassarmos.

Disse ele no Fórum Social Mundial: “temos que mudar hábitos arraigados dentro de nós, no nosso comportamento, no dia-a-dia. Temos que rever a maneira como tratamos nossos semelhantes”. Vejam que lucidez política: “se a gente não mudar o modelo de desenvolvimento, a espécie humana corre risco de extinção neste século. Nenhuma organização sozinha consegue ir além de determinados limites dos desafios que hoje são globais. Esta é a grande sacada: a mobilização em conjunto. Não tem causa mais importante. Levo adiante a missão da reforma agrária. Quero ter parceiros, gente e organizações que possam ajudar também na questão feminista, na economia solidária”.

Oded Grajew nasceu em Tel-Aviv, Israel, vindo para o Brasil ainda criança. Homem com grande capacidade de trabalho, criou a Grow jogos e brinquedos, em 1972, dedicando-se a desenvolver os chamados "jogos inteligentes" para os públicos adulto e adolescente. Em 93, para a nossa felicidade geral, decidiu trilhar outros caminhos. Participou do grupo fundador e foi o primeiro coordenador-geral do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE); foi presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente até 98; fundou o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do qual é presidente do conselho deliberativo; idealizou o Fórum Social Mundial em 2001; e foi um dos criadores do Movimento Nossa São Paulo, que objetiva mobilizar empresas, sociedade e governo em torno da elaboração de um conjunto de metas que possam reverter os graves problemas sociais da capital paulista.
Com sua visão humanista do mundo, Oded Grajew defende a responsabilidade social da empresa e a maior interação entre elas e o movimento social. Esse israelense de nascimento, mas brasileiro de coração e cidadão do mundo, ainda vai trabalhar muito pelo progresso social. Agora, com a sua visão mais voltada para as questõs da mulher, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Salve ele!

publicado por André Lazaroni em 28.1.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger