Andre Lazaroni

terça-feira, janeiro 26, 2010


Uma notícia que circula pelos Estados Unidos, provocando um infindável número de debates e discussões – o que é muito bom – é a base de um relatório do Wordwatch Institute, de Washington. E que notícia é essa? É uma velha conhecida de todos nós, ambientalistas. Eis a questão: A luta contra o aquecimento global passa por uma renúncia ao consumismo para favorecer iniciativas compatíveis com o desenvolvimento sustentável do planeta. Estarrecedor: despesas com o consumo nos países industrializados compreendem cerca de 70% do produto interno bruto.

Enquanto grande parte da humanidade não sabe o que é comer um prato de comida por dia, a população dos países ricos e em desenvolvimento gastou US$ 30,5 trilhões em bens e serviços em 2006, um aumento de 28% em dez anos. O crescimento do consumo resultou numa explosão da extração de matérias-primas e do consumo de energia.
Para fechar as conclusões do Wordwatch Institute: 500 milhões de pessoas mais ricas do mundo (cerca de 7% da população) são responsáveis por 50% das emissões de CO2, contra 6% dos três bilhões mais pobres.

A luta por um consumo sustentável é mais necessária do que nunca, meus amigos!

publicado por André Lazaroni em 26.1.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger