quarta-feira, janeiro 20, 2010
Nota 10 para a Agenda 21 na Escola
Estou esperando as aulas escolares para dar mais uma vez nota 10 à Secretaria Estadual de Educação, e às secretarias municipais, pela efetivação do Programa Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania. Tenho a certeza da nota 10! Meu otimismo se fundamenta nos resultados conseguidos com o programa, criado em 2007. Informações que recebi confirmam a melhor das expectativas, pois o debate da temática socioambiental na escola vem sendo bem recebido e assimilado pelos estudantes.
O retrospecto mostra que o programa encontra soluções coletivas, com a participação de estudantes, professores, pais e demais moradores. Uma das primeiras implementações tem sido a coleta seletiva na unidade escolar. Outra é a participação de estudantes e professores em conselhos municipais e audiências públicas. A Agenda 21 na escola é tão fundamental como as agendas nacional e local.
Poucos brasileiros sabem, mas a Agenda 21 é um documento das Nações Unidas criado na Eco-92, a grande conferência do Rio de Janeiro, para implantação global, prevendo, em mais de 40 tópicos, as possibilidades de desenvolvimento sustentável para o planeta, sem prejuízos à qualidade de vida do ser humano e às condições ambientais.
Por que a ONU, países, estados e municípios dão importância à agenda na escola? As razões são óbvias: não se pode construir um mundo sustentável, saudável e com um ambiente protegido, sem que as ações nesse sentido tenham início nas bases dos habitantes que dominam o planeta e são capazes de transformá-lo para melhor ou pior.
Assim, tem a maior lógica a frase definidora da Agenda 21 Nacional, Local e também da Agenda 21 na Escola: “pensar globalmente e agir localmente”. O conjunto das boas ações locais produz uma globalização condizente e correspondente. O saber e o fazer se estruturam na escola. Isso aprendi muito cedo com uma professora: minha mãe, Dalva Lazaroni, alfabetizadora de milhares de brasileiros como eu. Com ela não só aprendi as primeiras letras como saber amar e respeitar a natureza.
publicado por André Lazaroni em 20.1.10
0 Comments:
Postar um comentário
<< Voltar