Andre Lazaroni

domingo, janeiro 17, 2010

Vou comentar mais uma vez o 2º Seminário sobre Prevenção de Acidentes em Encostas, que se realizou no Clube de Engenharia, no final de semana. Foi um evento por demais oportuno, já que em seu desenvolvimento foram apresentadas propostas para auxiliar na recuperação das áreas atingidas pelas fortes chuvas da virada do ano. Entre as principais sugestões destacam-se a estruturação de um grupo de apoio que ajude as prefeituras no mapeamento de risco, o treinamento de profissionais e a implantação de um programa de educação ambiental.

A Secretaria de Estado do Ambiente propôs a criação de um setor no Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) para atuar no monitoramento de riscos de deslizamentos de encostas. O presidente da instituição, Flávio Erthal, anunciou que o DRM quer fortalecer o Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro também na área de risco.

“Pretendemos reduzir os desastres em médio prazo. Nossa meta é realizar o mapeamento de 10 municípios em 2010. Em 2011, vamos mapear mais cidades. Além de prevenir desastres, por meio do mapeamento das áreas de risco, o serviço irá focar sua ação no uso do solo e da habitação, com a remoção de famílias, e na difusão de informações sobre o deslizamento de encostas. Vamos atuar ainda no reforço e apoio às Defesas Civis estadual e municipais - informou o presidente Flávio Erthal.

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, em sua interveção disse que a questão das encostas é municipal, mas o Estado pode se organizar para ajudar. “O que estamos discutindo é a possibilidade de estruturar, com a parceria de universidades, um grupo de trabalho que faça um mapeamento de risco, que permite que essas prefeituras possam acessar recursos federais. Muitas vezes, essas verbas não estão disponíveis porque os municípios não acessam, por falta de bons projetos. Queremos promover um controle melhor da ocupação para que o prefeito possa, de fato, ter uma política de ocupação do solo que respeite o limite do risco à vida humana, às moradias e à infraestrutura urbana - ressaltou a secretária Marilene Ramos.

publicado por André Lazaroni em 17.1.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger