quarta-feira, dezembro 17, 2008
Fracassa a reunião na Polônia. Agora é esperar
Fracassou a 14ª Conferência do Clima, realizada em Poznan, Polônia, entre os dias 1º e 12 de dezembro, com o objetivo de fechar o acordo que substituirá o Protocolo de Kyoto que tem data para ser extinto: o ano de 2012. Agora, é esperar a realização da próxima conferência, prevista para o ano de 2009, em Copenhagen, Dinamarca.
Stephanie Tunmore, coordenadora da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Internacional, afirmou: “os cientistas dizem que temos dez anos para evitar os desastres provocados pelas mudanças climáticas e já desperdiçamos um, com essas negociações emperradas. Dizer a mesma coisa que já se disse há um ano, em Bali, não é progresso”, Um outro membro da ONG, o brasileiro Paulo Adário, diretor da Campanha Amazônia, disse: “Poznan deveria pavimentar a estrada para Copenhagen, mas ela ainda continua cheia de buracos. O único avanço é que agora a gente vê melhor os buracos”.
Em Poznan, até que o Brasil não fez feio. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, impressionou com as metas de redução assumidas no Plano de Mudanças Climáticas. Mas é esperar para ver se o Brasil vai ou não cumprir o que ficou determinado no plano. De todo modo, na queda de braço com os países desenvolvidos, as nações em desenvolvimento fizeram bonito e mostraram disposição para assumir suas responsabilidades no combate ao aquecimento global.
publicado por Unknown em 17.12.08
4 Comments:
Essa Conferência do Clima, de Poznan, era para ter esse final lastimável mesmo. Com o governo Bush em seus estertores, nada de bom ia sair. Quais as propostas dos chamados países desenvolvidos? As mesmas de sempre... Agora é esperar o governo Obama e ver se o encontro da Dinamarca, em 2009, apresente algo de novo para o tão enfermo meio ambiente de todo o mundo.
Segismundo Bianco. Morador na Vila da Penha. Rio de Janeiro.
Publicado por Anônimo , em 10:55 AM
Enquanto o Bush estiver na Casa Branca, a luta e os esforços em favor do meio ambiente do planeta não sairão deste triste cenário de hoje.
Paulo Malta Resende. Méier. Rio de Janeiro.
Publicado por Anônimo , em 7:02 PM
É uma tristeza tudo isso.
O mundo vai de mal a pior e as conferências não delioberam nada.
Publicado por Anônimo , em 7:03 PM
O Bush tem que ir embora, limpar bosta de cavalo em seu rancho no Texas.
Quando o Obama assumir o governo talvez a coisa ande.
Publicado por Anônimo , em 7:04 PM
Postar um comentário
<< Voltar