terça-feira, dezembro 02, 2008
Brasil quer reduzir em 72% desmatamento na Amazônia
O Plano Nacional sobre Mudança do Clima, lançado pelo governo federal, prevê a redução em 72% do índice de desmatamento na Amazônia até 2017. O documento, elaborado com a participação de 17 ministérios, faz o planejamento de uma diminuição de 40% no primeiro quadriênio, 30% no segundo e 30% no terceiro, atingindo cinco mil Km2 em 2017. Isso equivale a 4,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) a menos na atmosfera. O plano acrescenta outras medidas a serem tomadas nas áreas de produção de energia elétrica, álcool, biodiesel e carvão. Isso, segundo avaliação do Ministério do Meio Ambiente, é mais do que o esforço de todos os países desenvolvidos. A Inglaterra, por exemplo, quer reduzir 80% até 2050.
No Brasil, o desmatamento e as queimadas são responsáveis por 75% das emissões de gases causadores do efeito estufa. O próprio ministro Carlos Minc reconheceu que o estabelecimento de metas de redução de emissões - que enfrentava resistência no governo brasileiro - só foi possível porque mudou a relação política dentro do executivo e a percepção da sociedade e de outros segmentos sobre o tema. No Plano Nacional sobre Mudanças do Clima há também metas importantes de redução associadas ao etanol e ao biocombustível que, em 15 anos, vão significar a redução de 508 milhões de toneladas de CO2. O Brasil quer ampliar em 11% ao ano a participação desses combustíveis na nossa matriz energética. Somado ao esforço de combate ao desmatamento haverá estímulo a políticas de incentivo para uso de energias limpas como a solar, ao uso de automóveis que emitam menos e gastem menos combustível, à reciclagem, além de metas importantes para redução do desperdício de energia.
publicado por Unknown em 2.12.08
6 Comments:
Será para valer? Ou é só mais um plano?
Publicado por Anônimo , em 9:58 AM
O Brasil precisa dar um exemplo para o mundo e planificar de vez, com responsabilidade, seus objetivos prioritários na política de meio ambiente.
Publicado por Anônimo , em 9:59 AM
ou pessimista quanto a esse plano. Como ter otimismo se as queimadas e o desmatamento prosseguem sem parar, principalmente na Amazônia?
Publicado por Anônimo , em 10:00 AM
Acho o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, lançado do governo federal, que prevê a redução em 72% do índice de desmatamento na Amazônia até 2017 poerfeitamente exequível. Vamos ver se o governo Lula comece a executá-lo breve e os governos que o seguirem façam o mesmo.
Publicado por Anônimo , em 10:12 AM
O capital sempre é mais forte do que a defesa do Meio Ambiente. Duvido que ministros como o da Agricultura apóiem mesmo esse plano. Dúvido!
Ângelo Agostini. Niterói.
Publicado por Anônimo , em 10:13 AM
Vamos lutar por isso.
É a única saída para o Brasil.
Carmine del Bosco. Nova Iguaçu.
Publicado por Anônimo , em 10:15 AM
Postar um comentário
<< Voltar