Andre Lazaroni

sábado, maio 21, 2011


O governador Sérgio Cabral inaugurou, ontem (20/05), a primeira escola totalmente sustentável da América Latina em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. O Colégio Estadual Erich Walter Heine, como comentei no Twitter e Facebook, foi idealizado em parceria com o grupo Thyssenkrupp CSA, e construído com materiais ecologicamente corretos, com sistema de reaproveitamento de água da chuva, coleta de lixo seletivo e ecotelhado.

A instituição, que recebeu investimentos de R$ 11 milhões, formará alunos na área de administração, com enfoque em logística.

Para o secretário de Educação, Wilson Risolia, o Rio de Janeiro precisa de instituições profissionalizantes e inovadoras como o Colégio Estadual Erich Walter Heine para suprir a demanda resultante do excelente calendário de investimentos e eventos do estado para os próximos anos. Risolia afirmou ainda que pretende levar o conceito de sustentabilidade para toda a rede estadual.

Disse o secretário: “há alguns aspectos importantes em uma escola como esta. Primeiro sobre o aspecto profissional, porque o Rio está vivendo um momento especial com eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Os jovens da escola, que funciona desde fevereiro, serão demandados pelo mercado daqui a uns dez anos. Outro aspecto é passar a consciência ambiental para os alunos através da prática. A meta é levar esse conceito para 100% da rede”.

Os 200 estudantes matriculados na escola contam com professores qualificados para adoção e conscientização dos jovens sobre práticas sustentáveis. Diretores, professores, funcionários e representantes da Subsecretaria de Gestão de Ensino da Secretaria de Educação participaram do curso de sensibilização ecológica, promovido pelo Programa Thyssenkrupp CSA de Comunicação e Educação Ambiental.

A expectativa é de que a escola, que possui também laboratórios de informática, bioquímica, artes e administração, biblioteca e piscina, receba mais 400 estudantes até o fim deste ano, oferecendo o ensino técnico. Nos fins de semana, o Colégio Estadual Erich Walter Heine abrirá suas portas à comunidade do bairro da Zona Oeste com a realização de atividades educativas e culturais. (Por Marcelle Colbert/Ascom Palácio Guanabara)

publicado por André Lazaroni em 21.5.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger