Andre Lazaroni

terça-feira, janeiro 11, 2011




Justificar

Animação no setor agrícola de São João da Barra. O município recebeu importante reforço neste início de ano. Convênio de cooperação técnica, firmado entre a prefeitura e o governo do estado, contemplou São João da Barra, com máquina patrol, retroescavadeira e um trator dotado de arado, grade e sulcador, entregues pelo Programa Estradas da Produção, na subprefeitura, situada na localidade de Sabonete.

Segundo o secretário de Agricultura de São João da Barra, Osvaldo Barreto, além de contribuir para manter as estradas em boas condições, visando a facilitar o escoamento da produção rural, o equipamento recebido favorecerá os produtores na abertura de tanques para irrigação e para serem utilizados como bebedouros para o gado e, também, no preparo do solo para o plantio.

O município desponta como grande produtor de quiabo e maxixe e está em ritmo crescente na produção de abacaxi, ocupando a segunda colocação no estado. Em 2010, foi alcançada a marca de 12 milhões de frutas colhidas, injetando cerca de R$ 15 milhões na economia local. A Secretaria de Agricultura dá suporte aos produtores, por meio de patrulhas agrícolas, e o convênio com o governo do estado contribui ainda mais para que se possa continuar incentivando o crescimento da produção no município.

As máquinas deverão ter uma atuação maior no quinto distrito de São João da Barra, de onde saem, de acordo com estimativas da Secretaria de Agricultura, cerca de 80% de toda a produção agrícola local. O Programa Estradas da Produção não tem prazo para encerrar os trabalhos nessa primeira passagem por São João da Barra.

O coordenador Regional, Sidney Rezende, afirmou: “temos três patrulhas atuando no Norte Fluminense, em sistema de rodízio entre os municípios, sendo que duas delas estão se revezando entre Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. As máquinas não têm um período estipulado para concluir os trabalhos. Isso acontece de acordo com a demanda”.

O Programa Estradas da Produção foi implantado em maio de 2010 e conta com 17 patrulhas espalhadas por todo o estado, como perspectivas de esse número aumentar para 25 em 2011. João Crispim, produtor rural e presidente da Associação de Moradores da localidade de Pipeiras, no quinto distrito, comemorou a chegada das máquinas, que irão ajudar muito, principalmente nessa época em que se inicia o plantio, especialmente de abacaxi.


publicado por André Lazaroni em 11.1.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger