Andre Lazaroni

quarta-feira, janeiro 05, 2011


A cidade do Rio de Janeiro não ganhou a batalha final contra o mosquito da dengue, em 2010. Mas os cariocas podem dizer como os lutares de boxe: não baixaram a guarda! A vigilância foi total! E vai continuar assim em 2011! A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil atuou no combate à dengue em todos os pontos do município.


Ações foram implementadas em parceria com secretarias e órgãos públicos e privados e aconteceram não só durante a semana, mas também nos finais de semana e feriados. A equipe de profissionais ganhou um reforço de 1.320 agentes, com ações voltadas para a prevenção e atuação de forma regionalizada.


Mais de 4 milhões e 100 mil imóveis foram vistoriados pelos agentes de vigilância em saúde e cerca de 720 mil depósitos foram eliminados e um milhão e 300 mil tratados. A SMSDC também vedou 9752 caixas d'água e mais de 12 mil amostras de larvas de mosquitos foram coletadas. A secretaria realizou ainda mutirões de combate à dengue onde 278 toneladas de lixo foram retiradas de comunidades.


Em 2010, foram realizados quatro levantamentos de índice de infestação do Aedes aegypti (março, maio, agosto e outubro), em que cerca de 360 mil casas foram analisadas. O índice da cidade variou entre 2,8 e 1,6.

A SMSDC também fez a utilização do fumacê, de forma inovadora: pela primeira vez a estratégia foi adotada fora de um período de epidemia, sendo utilizada como mais uma forma de prevenção. Ao todo, 19 bairros e dez comunidades das zonas Sul e Oeste receberam o serviço. Um relatório animador que deve ser repetido, em 2011, com mais avanços! É o que todos nós esperamos!

publicado por André Lazaroni em 5.1.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger