Andre Lazaroni

sábado, fevereiro 06, 2010


Um bom tema para a nossa leitura e entendimento neste fim de semana. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), estão ajudando oito municípios da Baixada Fluminense a fazer uma revolução verde com sustentabilidade. É o Movimento Agricultura na Baixada. Os planos de implantação da política regional de agricultura visam a transformar a região em polo produtor de alimentos, gerando muito emprego e renda.

A atividade tende a ser bem rentável, com o envolvimento de milhares de pessoas, com respeito às normas do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, através da união de todos e linhas de financiamento para o setor em Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Queimados, Paracambi, Japeri, Mesquita e Seropédica.

Na Baixada, segundo pesquisas, as culturas são bem diversificadas, com plantações de legumes, frutas e hortaliças. O cultivo de aipim é o que mais sobressai, principalmente nas regiões de Japeri e Nova Iguaçu, onde até foi criada uma festa, no mês de julho, para comemorar a safra. Em Duque de Caxias, a piscicultura já produz toneladas de tambacu, tilápia, pirarucu e pintado.

Secretários de Meio Ambiente e Agricultura dos oito municípios dizem que a Universidade Rural, aliada a outros centros de apoio e pesquisa, como a Emater e a Embrapa, dá um suporte técnico fundamental para o grande incremento da atividade agrícola. É muito valorizada a contribuição que a ciência e a pesquisa podem dar na contenção do crescimento urbano e no amortecimento de impactos nas áreas de proteção ambiental.

Eu voltarei a tratar desse tema tão importante para os moradores dos municípios e – mais adiante – para a própria Região Metropolitana. Uma agricultura forte na Baixada certamente propiciará a constituição de um cinturão verde na grande região do estado.

publicado por André Lazaroni em 6.2.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger