Andre Lazaroni

domingo, janeiro 31, 2010


Mais uma opinião de peso a favor da tese que venho defendendo aqui, desde antes da minha participação na Conferência do Clima de Copenhague, a COP-15, como observador parlamentar da Alerj: a palavra do jornalista francês Christophe Ventura. Ele também acha que só a permanente pressão da sociedade civil mundial mudará a posição das grandes potências e países em desenvolvimento em favor de um avanço nos tratados climáticos, nas conferências das ONU.

Ao falar no Fórum Social Mundial Temático da Bahia, Christophe Ventura declarou: “não temos nenhum motivo para sermos otimistas. A questão do clima é dramática. Entre 1996 e 2005 já houve aumento da temperatura global de 0,74ºC. A solução para isso está na participação social. Devemos continuar essa luta pelo mundo, com articulação entre os movimentos sociais.” Christophe se impressionou com a ação da sociedade civil na COP-15, e nas ruas geladas e cobertas de neve de Copenhague.

O jornalista francês também concluiu que a declaração da COP-25 não tem status de direito internacional porque não foi assinada pelos 193 países e sim por um número bem limitado deles. Nas plenárias do Fórum Social Mundial Temático da Bahia, como no fórum de Porto Alegre, as questões ambientais têm relevância nos debates. As delegações mostram uma grande preocupação com elas, como aos temas referentes às graves questões sociais e à prevalência da democracia no mundo.

publicado por André Lazaroni em 31.1.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger