quinta-feira, fevereiro 11, 2010
Tráfego aéreo do Santos Dumont sob controle ambiental
O peso da opinião pública, a fiscalização dos órgãos ambientais e o bom senso venceram. A torre de controle do Aeroporto Santos Dumont não tem, entre seus observadores, apenas o pessoal técnico da Infraero, Anac e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Lá estão, com suas pranchetas, os técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Após receber mais de 150 reclamações, em menos de uma semana, sobre o barulho provocado pelos aviões nos bairros de Botafogo, Urca e Laranjeiras, o órgão intensificou as vistorias no local. São registrados os movimentos das aeronaves, o uso das rotas de pouso e as condições atmosféricas.
O objetivo é exigir o cumprimento do acordo firmado entre Infraero, Anac, Decea, SEA e Inea, em vigor até que os estudos sobre ruídos exigidos pelo Inea e contratados pela Infraero estejam concluídos. A Anac deveria remanejar os voos, permitindo que o número de movimentos, entre pousos e decolagens, fosse de, no máximo, 23 por hora. O Decea se comprometeu a utilizar a rota 2 de pouso exclusivamente quando as condições atmosféricas afetassem a segurança.
Outro ponto acertado foi o fechamento do aeroporto entre 23h e 6h. O horário limite para chegada e partida das aeronaves ficou fixado em 22h30, com tolerância de atrasos de meia hora. Com relação a esse quesito não há registros de desrespeito. Essa é uma medida necessária, que o digam os moradores dos três bairros citados. Lembrando o saudoso cantor Jorge Veiga, um dos reis do samba de breque, posso dizer: "alô, alô, aviadores do Brasil! Aqui fala o deputado André Lazaroni! Queiram dar os seus prefixos para guia das nossas aeronaves e sigam as normas de proteção ao meio ambiente!”
publicado por André Lazaroni em 11.2.10
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