Andre Lazaroni

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Nestes dias de tanta tristeza trazida pelos desastres ambientais que ainda assolam o nosso estado, vale a pena conhecer a iniciativa da cidade paranaense de Cianorte, a 183 quilômetros de Londrina e a 518 quilômetros de Curitiba, que desenvolve uma experiência exemplar com seu Projeto de Educação Ambiental Parque Cinturão Verde.

O parque é uma floresta nativa com cerca de 300 hectares, antes vítima de destruição, com incêndios, depósitos de lixo, corte de árvores e loteamentos clandestinos. A proprietária da área, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, doou a floresta à prefeitura, que a transformou em Unidade de Conservação Municipal.
Dizem os professores de Cianorte que “a escola é o espaço social e o local onde o aluno dá sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis”.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola de Cianorte ajuda o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental é abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
Afirmam mais os professores desse projeto exemplar: “a Educação Ambiental contribui para o envolvimento ativo do público, tornando o sistema educativo mais relevante e realista. Em seu processo participativo, o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem. Ele participa ativamente do diagnóstico dos problemas ambientais e busca soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes e conduta ética, condizentes com o exercício da cidadania.
Parabéns, Cianorte! Nós também chegaremos lá! A Educação Ambiental é fundamental em nosso processo de ensino.

publicado por André Lazaroni em 4.1.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger