Andre Lazaroni

sábado, dezembro 26, 2009

Um dia para não ser esquecido: 26 de dezembro de 2004. Há exatos 5 anos, um tsunami (maremoto) devastou milhares de cidades e aldeias de diversos países do Oceano Índico, provocando a morte de quase 250 mil pessoas.

Há poucas horas, numa lembrança trágica do tsunami, um terremoto de 6,7 graus de magnitude atingiu a ilha de Maluku, no leste da Indonésia. Nenhum alerta de tsunami foi emitido até o momento.

O tsunami de 26 de dezembro de 2004 foi provocado por um terremoto de magnitude 9,1 e, além das mortes, causou prejuízos de US$ 10 bilhões na Indonésia, Tailândia, Sri Lanka e Índia.

Reflexão: é impossível se evitar as consequencias de um tsunami, mas é possível se prever a ocorrência do fenômeno e diminuir seus efeitos devastadores. Os Estados Unidos já possuíam, à época, satélites e equipamentos meteorológicos que não repassaram seus dados aos países asiáticos.

Os ricos têm obrigações de ajudar os pobres. Nesse sentido, o Brasil dá um exemplo e uma lição ao mundo. Um satélite de observação do INPE ajuda países africanos a prever mudanças bruscas de tempo, a mapear áreas desmatadas e o avanço de desertificação.

publicado por André Lazaroni em 26.12.09



1 Comments:

  • A Mãe terra cobra caro as dívidas contraidas pelo homem.
    Mas mesmo assim ainda é generosa!
    Até quando?

    Publicado por Anonymous Fabiano Jacob , em 11:34 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger