Andre Lazaroni

terça-feira, outubro 10, 2006

O jornalista Argemiro Ferreira, radicado há muitos anos nos Estados Unidos, de onde escreve uma coluna diária na ?Tribuna da Imprensa?, publicou um inquietante texto, na edição de quarta-feira, dia 4. Diz ele que há uma grave ameaça à soberania brasileira na Amazônia. Afirma Argemiro Ferreira que o ministro do Meio Ambiente da Grã-Bretanha, David Miliband tem o apoio do premier Tony Blair para um plano oculto de privatizá-la e internacionalizá-la. ?Agora não se trata de mapa falso da Amazônia em livro escolar inexistente. Agora a ameaça é real? ? escreve Argemiro Ferreira.
E segue Argemiro Ferreira: ?antes de Blair, como é sabido, a premier Margaret Thatcher, que desencadeara a fúria da privataria na Grã-Bretanha, chegou a declarar sobre a dívida externa do Brasil e outros países em desenvolvimento: eles têm de pagar de qualquer jeito. Se não tiverem dinheiro, que vendam o que tiverem - terras, bens, tudo!" Thatcher saiu, mas Blair, que enfiou a "terceira via" na cabeça vazia de FHC, retoma a idéia.?
Argemiro Ferreira denuncia a presença e o apoio de partidos políticos brasileiros nas pretensões de David Miliband: ?o pior é que as prometidas privatização e internacionalização da Amazônia soam quase como desdobramento natural do programa do PSDB, com a política externa anunciada pelo candidato Geraldo Alckmin - a da submissão aos interesses dos países ricos, com o abandono da atual política externa independente. Até porque a retomada das privatizações, interrompidas pelo governo Lula, é promessa formal do tucanato.
O jornalista brasileiro afirma que uma reportagem sobre o assunto foi publicada na edição do dia 1º de outubro, do "Daily Telegraph", um dos maiores jornais britânicos, pelo próprio editor político Patrick Hennessy. Ele expõe o "esquema extraordinário pelo qual a floresta amazônica se tornará um "trust" internacional e suas árvores serão vendidas a indivíduos e grupos". Acrescenta: "Os planos para a "privatização" em larga escala foram levados à reunião do México pelo ministro do Meio Ambiente, David Miliband".
Patrick Hennessy enfatiza que "o esquema é apoiado por Blair e se destina a proteger as plantas e a vida selvagem contra o desmatamento, pois 13 milhões de hectares das florestas do mundo são perdidos anualmente com o desmatamento". Não é ação isolada de Londres: reunião dos países ricos (G8) em 2005 encarregara a Grã-Bretanha de "liderar os programas de mudança climática".

A visão do Greenpeace

Agora, o outro lado da moeda. A visão do Movimento Internacional Greenpeace. Segundo a ONG, a Amazônia não é apenas a maior floresta tropical do mundo, mas um estoque de biodiversidade sem igual em todo o planeta, com várias espécies animais e vegetais ainda desconhecidas. É também o local escolhido por 20 milhões de pessoas para viver. Portanto, qualquer solução para a Amazônia precisa passar necessariamente pela busca por soluções economicamente e ecologicamente viáveis.
Diz mais o Greenpeace: ?a taxa anual de desmatamento na Amazônia Legal no período agosto/2003-agosto/2004 - alarmantes 26.130 km2 ? foi a segunda maior da história e equivale a mais de 8,6 mil campos de futebol por dia. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a destruição em apenas um ano da floresta com a maior biodiversidade do planeta foi maior do que a área total do Estado de Sergipe e pouco menor do que a Bélgica. Nos últimos três anos, os índices de desmatamento têm se mantido acima de 23 mil km2, número superior aos da época da ditadura militar.?
Dizemos nós, agora: a soberania brasileira sobre a Amazônia é indiscutível. Lutaremos sempre por ela, em todos os foros possíveis. Concordamos também que a proteção da floresta e a busca por soluções para o desenvolvimento da região é uma prioridade global do Greenpeace e de outras entidades amigas e protetoras do meio ambiente.

publicado por Unknown em 10.10.06



3 Comments:

  • Desde que existe o Brasil existe a ameaça à Amazônia. Precisamos redobrar nossa atenção para aquela importante parcela do nosso território.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 2:12 PM  

  • Valeu, André, pelo comentário. Os colonialistas e neo-colonialistas não tiram o olho da Amazônia! Vamos defendê-la!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 2:14 PM  

  • Defender a Amazonia é questão de alto patriotismo! Ela é nossa!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:07 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger